Ambiente Preparado na Educação Infantil

Minha foto
Este é um espaço de divulgação e reflexão sobre a Implantação e Desenvolvimento da Proposta Pedagógica Ambiente Preparado na Educação Infantil - SEDUC Araruama - RJ. Ambiente Preparado é uma proposta de flexibilização do uso do tempo, espaço e materiais na Educação Infantil, que possui duas linhas de trabalho: Educação Sensorial (creche) e Salas Ambientes (pré-escola).

COMENTÁRIOS...

COMENTÁRIOS...

É muito bom quando nosso trabalho é reconhecido e quando podemos contribuir com o sucesso de outras pessoas.
Estou muito feliz com as fotos enviadas pelas professoras de diferentes escolas que registraram o maravilhoso trabalho que estão desenvolvendo.
Parabéns a todas!!!
Mas não podia deixar de registrar um comentário feito pela professora Jane Fernandes (E. M. Ver. Alcebíades Carvalho das Flores), que muito me emocionou.

"O meu trabalho é reflexo de tudo que venho aprendendo na Formação Continuada com vocês!!!Eu vou feliz e sempre volto com mais inspiração e ideias pra colocar em prática.Amo muito a verdadeira Educação Infantil que vocês nos orientam onde a prática é valorizada e não meras teorias. Jane Fernandes - 20 de março às 15:41)

Beijos a todas as professoras e obrigada por acreditarem em nosso trabalho!

Sugestões!!!

Sugestão para desenvolver autonomia nas crianças pequenas:

5 DICAS PARA GUARDAR BRINQUEDOS

          Crianças que aprendem esse hábito desde pequenas levam para o resto da vida - para outras áreas também.


1. Guarde os brinquedos junto com a criança quando puder. Faça disso uma diversão.
2. Separe os brinquedos em caixas pequenas que as crianças consigam manusear sozinhas. Baús pesados são perigosos e difíceis de mexer.
3. Personalize as caixas. Peça para a criança escolher fotos e façam colagens juntos. Dá mais ânimo na hora da arrumação.
4. Etiquetas com palavras ou imagens facilitam na hora de achar e guardas os brinquedos.
5. Use a imaginação e poupe trabalho. Reinvente uma brincadeira com o mesmo brinquedo em vez de ter que guardar e pegar outro sempre.

FONTE: 
http://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2014/09/5-dicas-para-guardar-brinquedos.html
________________________________________________________________

Sugestão para ajudar você que trabalha com a turminha pequena, na faixa de 3 a 4 anos... nesta fase geralmente as crianças são muito agitadas, desobedientes, mordem muito... 


  1. As crianças nesta faixa etária geralmente não se prende por muito tempo em uma atividade, portanto, toda e qualquer atividade deve ter de 15 a 20 minutos. Passado este tempo, mude a atividade.
  2. Organize um planejamento e estabeleça a sua rotina. Em sala, as crianças devem saber o que farão durante o dia. No início da aula você pode escrever as atividades que serão feitas e ir chamando as crianças para representar a rotina com desenhos. Eles adoram!
  3. Você precisa de trabalhar os combinados com desenhos. Crie um combinado com a turma permitindo que coloram os desenhos que representem as regras. Combine com eles o que pode fazer, reforçando sempre o que pode, evitando a palavra NÃO. Alguns exemplos: Guardar os brinquedos depois de brincar. Fazer carinho nos colegas. Posso morder meu lanchinho, biscoitinhos... Prestar atenção na professora etc.
  4. Uma atividade que prende a atenção deles por algum tempo: Garrafas pet com grãos, bem coloridas para balançar e fazer barulho... diga que é hora da bandinha. Coloque grãos de diferentes tamanhos e você vai ter sons diferentes. Use também bolinha de papel crepom, água e detergente e não encha a garrafa totalmente. Quando balançar vai fazer espuma.
  5. As garrafas citadas acima também podem ser usadas para rolar no chão, eles adoram. Não se esqueçam que você precisa ter uma garrafa pra cada um e que as tampas devem ser muito bem colocadas e coladas com fitas adesivas coloridas para evitar acidentes.
  6. Nessa idade, os alunos se interessam por pintura, massinha, historinhas, teatrinho de fantoches, circuitos (passar por diferentes objetos trabalhando a psicomotricidade grossa), fazer alinhavos, desenhar, perceber as letrinhas iniciais dos nomes etc. 
  7. Nesta faixa etária elas também são muito prestativas! Não dispense a ajuda deles, solicite-a na organização da sala e outras atividades.
  8. Brinque bastante com sua turminha, mas sempre com atividades que tenham um objetivo. Planejar tudo aqui é muito importante.
  9. Os castigos são formas tradicionais de disciplinar. Muitos trabalham com castigos mas geralmente eles não dão muito resultado, só deixam a criança mais nervosa e agitada. As crianças de 3 anos já compreendem regras claras... converse muito com elas.
  10. Trabalhe com rodinha de conversa, mostre para eles as atividades do dia, você pode fazer essa rotina com fotos das atividades, com gravuras ou com os objetos. Exemplo: Leitura de história (mostra uma foto da turma ouvindo história, ou uma gravura ou leve o livro que você vai ler e mostre para eles). Areia (mostre a foto da turma brincando na areia, ou uma gravura ou uma pazinha ou um balde) e assim sucessivamente fazendo com todas as atividades. 
  11. Uma coisa que deixa a turminha muito agitada são atividades que não próprias para a idade deles, cuidado com as atividades que você esta trabalhando. 
  12. Nesta idade você tem como objetivos: socialização, ampliar o vocabulário, exploração de diversos materiais, jogos simbólicos. Foque nos objetivos!
  13. Cante músicas em cada atividade, para chamar a atenção da turma: na hora de guardar os brinquedos, ao ir e sair do do parque, etc... assim eles já vão sabendo o que devem fazer. 
  14. Seja firme, não grite, mas tenha firmeza, olhe nos olhos e sempre sempre abaixe e fique da altura da criança para falar com ela. 
  15. Tenha muita paciência, persistência e acima de tudo, ame o seu trabalho. Isto é de fundamental importância. Boa sorte!!!
FONTE:
http://www.pragentemiuda.org/2015/03/15-dicas-para-acalmar-criancas-pequenas.html
________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário