Sugestão para desenvolver autonomia nas crianças pequenas:
5 DICAS PARA GUARDAR BRINQUEDOS
Crianças que aprendem esse hábito desde pequenas levam para o resto da vida - para outras áreas também.
1. Guarde os brinquedos junto com a criança quando puder. Faça disso uma diversão.
2. Separe os brinquedos em caixas pequenas que as crianças consigam
manusear sozinhas. Baús pesados são perigosos e difíceis de mexer.
3. Personalize as caixas. Peça para a criança escolher fotos e façam colagens juntos. Dá mais ânimo na hora da arrumação.
4. Etiquetas com palavras ou imagens facilitam na hora de achar e guardas os brinquedos.
5. Use a imaginação e poupe trabalho. Reinvente uma brincadeira com o
mesmo brinquedo em vez de ter que guardar e pegar outro sempre.
FONTE:
http://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2014/09/5-dicas-para-guardar-brinquedos.html
________________________________________________________________
Sugestão para ajudar você que trabalha com a turminha
pequena, na faixa de 3 a 4 anos... nesta fase geralmente as crianças são
muito agitadas, desobedientes, mordem muito...
- As crianças nesta faixa etária
geralmente não se prende por muito tempo em uma atividade, portanto,
toda e qualquer atividade deve ter de 15 a 20 minutos. Passado este
tempo, mude a atividade.
- Organize um planejamento
e estabeleça a sua rotina. Em sala, as crianças devem saber o que farão
durante o dia. No início da aula você pode escrever as atividades que
serão feitas e ir chamando as crianças para representar a rotina com
desenhos. Eles adoram!
- Você precisa de trabalhar os combinados com desenhos.
Crie um combinado com a turma permitindo que coloram os desenhos que
representem as regras. Combine com eles o que pode fazer, reforçando
sempre o que pode, evitando a palavra NÃO. Alguns exemplos: Guardar os
brinquedos depois de brincar. Fazer carinho nos colegas. Posso morder
meu lanchinho, biscoitinhos... Prestar atenção na professora etc.
- Uma atividade que prende a atenção deles por algum tempo: Garrafas pet
com grãos, bem coloridas para balançar e fazer barulho... diga que é
hora da bandinha. Coloque grãos de diferentes tamanhos e você vai ter
sons diferentes. Use também bolinha de papel crepom, água e detergente e
não encha a garrafa totalmente. Quando balançar vai fazer espuma.
- As garrafas citadas acima também podem
ser usadas para rolar no chão, eles adoram. Não se esqueçam que você
precisa ter uma garrafa pra cada um e que as tampas devem ser muito bem
colocadas e coladas com fitas adesivas coloridas para evitar acidentes.
- Nessa idade, os alunos se interessam
por pintura, massinha, historinhas, teatrinho de fantoches, circuitos
(passar por diferentes objetos trabalhando a psicomotricidade grossa),
fazer alinhavos, desenhar, perceber as letrinhas iniciais dos nomes
etc.
- Nesta faixa etária elas também são muito prestativas! Não dispense a ajuda deles, solicite-a na organização da sala e outras atividades.
- Brinque bastante com sua turminha, mas sempre com atividades que tenham um objetivo. Planejar tudo aqui é muito importante.
- Os castigos são formas tradicionais de
disciplinar. Muitos trabalham com castigos mas geralmente eles não dão
muito resultado, só deixam a criança mais nervosa e agitada. As crianças
de 3 anos já compreendem regras claras... converse muito com elas.
- Trabalhe com rodinha de conversa,
mostre para eles as atividades do dia, você pode fazer essa rotina com
fotos das atividades, com gravuras ou com os objetos. Exemplo: Leitura
de história (mostra uma foto da turma ouvindo história, ou uma gravura
ou leve o livro que você vai ler e mostre para eles). Areia (mostre a
foto da turma brincando na areia, ou uma gravura ou uma pazinha ou um
balde) e assim sucessivamente fazendo com todas as atividades.
- Uma coisa que deixa a turminha muito
agitada são atividades que não próprias para a idade deles, cuidado com
as atividades que você esta trabalhando.
- Nesta idade você tem como objetivos:
socialização, ampliar o vocabulário, exploração de diversos materiais,
jogos simbólicos. Foque nos objetivos!
- Cante músicas em cada atividade, para chamar a atenção da turma: na hora de guardar os brinquedos, ao ir e sair do do parque, etc... assim eles já vão sabendo o que devem fazer.
- Seja firme, não grite, mas tenha
firmeza, olhe nos olhos e sempre sempre abaixe e fique da altura da
criança para falar com ela.
- Tenha muita paciência, persistência e acima de tudo, ame o seu trabalho. Isto é de fundamental importância. Boa sorte!!!
FONTE:
http://www.pragentemiuda.org/2015/03/15-dicas-para-acalmar-criancas-pequenas.html
________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário