Ambiente Preparado na Educação Infantil

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Este é um espaço de divulgação e reflexão sobre a Implantação e Desenvolvimento da Proposta Pedagógica Ambiente Preparado na Educação Infantil - SEDUC Araruama - RJ. Ambiente Preparado é uma proposta de flexibilização do uso do tempo, espaço e materiais na Educação Infantil, que possui duas linhas de trabalho: Educação Sensorial (creche) e Salas Ambientes (pré-escola).

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É muito bom quando nosso trabalho é reconhecido e quando podemos contribuir com o sucesso de outras pessoas.
Estou muito feliz com as fotos enviadas pelas professoras de diferentes escolas que registraram o maravilhoso trabalho que estão desenvolvendo.
Parabéns a todas!!!
Mas não podia deixar de registrar um comentário feito pela professora Jane Fernandes (E. M. Ver. Alcebíades Carvalho das Flores), que muito me emocionou.

"O meu trabalho é reflexo de tudo que venho aprendendo na Formação Continuada com vocês!!!Eu vou feliz e sempre volto com mais inspiração e ideias pra colocar em prática.Amo muito a verdadeira Educação Infantil que vocês nos orientam onde a prática é valorizada e não meras teorias. Jane Fernandes - 20 de março às 15:41)

Beijos a todas as professoras e obrigada por acreditarem em nosso trabalho!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Espaços Escolares X Ambientes Educativos

          Com o objetivo de garantir o desenvolvimento integral da criança e a construção da sua autonomia, faz-se necessário repensar a organização do espaço e do tempo na Educação Infantil.
          É importante que cada Unidade Escolar, tendo como base a legislação vigente e as especificidades de sua realidade local, elabore seu Projeto Político-pedagógico estruturando a organização e o aproveitamento do espaço e do tempo disponíveis que melhor irão contribuir para a efetivação dos objetivos pedagógicos traçados.
          Independente do tipo de arranjo espaço-temporal adotado pela Unidade Escolar, ele deve facilitar a orientação da criança sobre a rotina e propiciar o pleno desenvolvimento dos “seus aspectos físicos, afetivos, psicológicos, intelectual e social” (LDB 9.394/96) através de múltiplas vivências.
          Para organização de tempo e espaço adequados, é necessário respeitar individualidades, levar em consideração o interesse do grupo e promover à construção de conhecimentos. Mas, para que os espaços escolares possam ter essas características, eles precisam ser transformados em ambientes educativos.


          Quanto mais ambientes educativos a criança tiver a possibilidade de explorar, mais ela estará desenvolvendo as suas potencialidades e superando seus limites.
          Frison* (1998, p. 170) afirma que: "O termo “espaço” refere-se ao espaço físico disponível à realização das atividades, os locais caracterizados pelos objetos, pelo mobiliário e pela decoração e o termo “ambiente educativo” refere-se ao conjunto de atividades pedagógicas que são implementadas no espaço físico. O espaço físico pode ser transformado em espaço educativo, dependendo da atividade que nele acontece."
          O espaço externo à sala de aula também proporciona múltiplas possibilidades de desenvolvimento das crianças, tanto no que diz respeito à observação do ambiente e da natureza, quanto à possibilidade de explorar amplamente seu corpo.
(Juliana Araujo)

* FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O espaço e o tempo na Educação Infantil. Ciênc. Let., Porto Alegre, n. 43, p.169-180,jan./jun. 2008.

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