Ambiente Preparado na Educação Infantil

Minha foto
Este é um espaço de divulgação e reflexão sobre a Implantação e Desenvolvimento da Proposta Pedagógica Ambiente Preparado na Educação Infantil - SEDUC Araruama - RJ. Ambiente Preparado é uma proposta de flexibilização do uso do tempo, espaço e materiais na Educação Infantil, que possui duas linhas de trabalho: Educação Sensorial (creche) e Salas Ambientes (pré-escola).

COMENTÁRIOS...

COMENTÁRIOS...

É muito bom quando nosso trabalho é reconhecido e quando podemos contribuir com o sucesso de outras pessoas.
Estou muito feliz com as fotos enviadas pelas professoras de diferentes escolas que registraram o maravilhoso trabalho que estão desenvolvendo.
Parabéns a todas!!!
Mas não podia deixar de registrar um comentário feito pela professora Jane Fernandes (E. M. Ver. Alcebíades Carvalho das Flores), que muito me emocionou.

"O meu trabalho é reflexo de tudo que venho aprendendo na Formação Continuada com vocês!!!Eu vou feliz e sempre volto com mais inspiração e ideias pra colocar em prática.Amo muito a verdadeira Educação Infantil que vocês nos orientam onde a prática é valorizada e não meras teorias. Jane Fernandes - 20 de março às 15:41)

Beijos a todas as professoras e obrigada por acreditarem em nosso trabalho!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Salas Ambientes: trabalhando com as múltiplas linguagens (crianças de 4 e 5 anos)


          As Salas Ambientes constituem uma proposta de reorganização do tempo e do espaço escolar, com o objetivo de transformar a prática pedagógica, aproximando-a das orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, em busca da promoção da qualidade de ensino. 
          Ao se aproximar dos 24 meses, segundo Piaget, a criança estará desenvolvendo ativamente a linguagem o que lhe dará possibilidades de, além de se utilizar da inteligência prática decorrente dos esquemas sensoriais-motores formados na fase anterior, iniciar a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos.
          Neste período a criança ainda é bastante egocêntrica, isto é, não concebe o mundo, uma situação da qual não faça parte, confunde-se com objetos e pessoas, no sentido de atribuir-lhes a eles seus próprios pensamentos, sentimentos, etc. Sendo assim, dará explicações animísticas e artificialistas. 
          Baseado nessas características, as Salas Ambientes configuram uma proposta que busca desenvolver a criança integralmente, a partir da utilização de múltiplas linguagens e do uso coletivo do espaço e dos materiais. 
          A diversidade de ambientes educativos, a flexibilização do tempo, a utilização e exploração de vários recursos e linguagens buscam um avanço no desenvolvimento das crianças em seus aspectos cognitivo, social e psicomotor. 
          Esses ambientes educativos propiciam a comunicação, libertam os alunos da rigidez de espaços e mobiliários tradicionais e criam uma rede de interações entre as crianças e toda comunidade escolar.
          Segue abaixo alguns ambientes educativos criados na E. M. Dr. João Vasconcellos:


















(Juliana Araujo)

Um comentário:

  1. Amei.Sou coordenadora pedagógica e estou tentando implantar as salas ambientes nas turmas de educação infantil e esta matéria me ajudou bastante.Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir