Ambiente Preparado na Educação Infantil

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Este é um espaço de divulgação e reflexão sobre a Implantação e Desenvolvimento da Proposta Pedagógica Ambiente Preparado na Educação Infantil - SEDUC Araruama - RJ. Ambiente Preparado é uma proposta de flexibilização do uso do tempo, espaço e materiais na Educação Infantil, que possui duas linhas de trabalho: Educação Sensorial (creche) e Salas Ambientes (pré-escola).

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É muito bom quando nosso trabalho é reconhecido e quando podemos contribuir com o sucesso de outras pessoas.
Estou muito feliz com as fotos enviadas pelas professoras de diferentes escolas que registraram o maravilhoso trabalho que estão desenvolvendo.
Parabéns a todas!!!
Mas não podia deixar de registrar um comentário feito pela professora Jane Fernandes (E. M. Ver. Alcebíades Carvalho das Flores), que muito me emocionou.

"O meu trabalho é reflexo de tudo que venho aprendendo na Formação Continuada com vocês!!!Eu vou feliz e sempre volto com mais inspiração e ideias pra colocar em prática.Amo muito a verdadeira Educação Infantil que vocês nos orientam onde a prática é valorizada e não meras teorias. Jane Fernandes - 20 de março às 15:41)

Beijos a todas as professoras e obrigada por acreditarem em nosso trabalho!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Ambiente Preparado: uma proposta de flexibilização do uso do tempo, espaço e materiais na Educação Infantil

          O ambiente da Educação Infantil não é um ambiente adaptado. Ele é um ambiente preparado para a criança a partir dos insights que podemos ter observando a natureza da criança e a natureza do mundo. Nesse sentido, quando colocamos tudo baixinho para a criança acessar, fazemos isso porque na natureza há coisas interessantes para o desenvolvimento em todas as alturas. Quando permitimos que a criança mexa com as coisas que não são de criança, mas lhe ensinamos a forma correta de fazer isso, é porque na natureza não há separação nítida entre as coisas de criança e as coisas de adulto, e o que importa é aprender a lidar com todas elas.
          A organização dos ambientes educativos, que passam a ser coletivos, com os materiais na altura das mãos das crianças, contribui para o desenvolvimento da autonomia, da iniciativa, poder de decisão, cuidado com o material, respeito à escolha e a vez dos colegas. Tudo isso porque na vida em geral as crianças interagem com os espaços e materiais de forma natural, espontânea, sem separação de “coisas de criança” e “coisas de adulto”.
          O ambiente preparado deve ser aquele que melhor provê meios para a criança crescer e se desenvolver com liberdade e o máximo de independência. Liberdade, aqui, não é a ausência de qualquer proteção, limite e cuidado. Não é deixar a criança à própria sorte. Isso seria uma forma de abandono que viria por aniquilar o gênero humano. O ser humano precisa de limites, precisa de proteção e precisa de cuidado, especialmente em seus primeiros anos de vida.
          O ambiente deve ser favorável à criança para que a aprendizagem aconteça. Segundo Maria Montessori, é o ambiente preparado – sala de aula e materiais de desenvolvimento – que proporciona condições de autoaprendizagem e é o professor que fornece os recursos necessários dando oportunidade à criança de atuar em um ambiente seguro e positivo. Juntos, professor/aluno criam uma relação baseada no respeito que conduz à autoconfiança e ao desejo de tentar novas experiências. Neste sentido, o papel mediador do professor é essencial para potencializar os estímulos presentes no ambiente.
          Todo material colocado na sala deve atender aos períodos de desenvolvimento perceptivo-sensório-motor da criança. Deve ser atraente, resistente e não oferecer perigo na utilização.
          De acordo com as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foram elencados princípios norteadores da Proposta Pedagógica organizada a partir do conceito de Ambiente Preparado:
  • Coletividade
          A organização das salas pressupõe o uso coletivo dos espaços e materiais. Isto se dá tanto na ação dos professores (planejamento das atividades, organização das salas, seleção e construção de materiais, etc.), quanto na ação das crianças (compartilhamento de materiais, produção coletivas das atividades, etc.).           
          Trabalhar coletivamente fortalece o trabalho em equipe e diversifica a utilização de recursos, estratégias e abordagens. As atividades, então, devem ser planejadas coletivamente, favorecendo a interação professor/professor, professor/aluno, aluno/aluno, aluno/materiais e aluno/espaço.
  •  Integralidade
          A partir da LDB 9.394/96, a Educação Infantil assume uma função educativa, com dois aspectos indissociáveis de cuidar e educar. Neste sentido, a criança é vista como um todo, um ser integral, único e em processo de desenvolvimento. Com isso, as escolas devem promover ações que assegurem a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética e sociocultural da criança. 
          A concretização dessa concepção acontecerá através do planejamento integrado, que respeite e articule os eixos de trabalho propostos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI). Uma forma bem interessante de integrar esses eixos é através do trabalho com projetos, que além de promover essa articulação ainda propicia um trabalho mais contextualizado e próximo da realidade da criança.
  • Liberdade e autonomia
          A organização das salas deve garantir o acesso aos espaços e materiais, que devem estar dispostos à altura das crianças. Isto garante momentos de Livre Escolha, aonde o professor atua como mediador do processo de aprendizagem da criança. Com isso, atividades dirigidas devem ser mescladas com as de livre escolha. 
          Para que cada criança possa ser compreendida em sua totalidade, e assim ser bem orientada, é necessário que ela possa se manifestar livremente, o suficiente para que o professor possa constatar que caminho deve ser tomado com aquele ser em formação, com todas as suas particularidades. 
          O planejamento deve garantir a participação, o diálogo e a escuta da criança, além de promover da interação entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades. A organização dos espaços deve permitir os deslocamentos e movimentos amplos dentro e fora das salas ambientes.

          Para atender as especificidades de cada agrupamento etário no que diz respeito a atividade principal, a proposta pedagógica da Educação Infantil foi organizada com duas vertentes que serão explicadas num próximo post, conforme o quadro-síntese abaixo:

(Juliana Araujo)

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