Ambiente Preparado na Educação Infantil

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Este é um espaço de divulgação e reflexão sobre a Implantação e Desenvolvimento da Proposta Pedagógica Ambiente Preparado na Educação Infantil - SEDUC Araruama - RJ. Ambiente Preparado é uma proposta de flexibilização do uso do tempo, espaço e materiais na Educação Infantil, que possui duas linhas de trabalho: Educação Sensorial (creche) e Salas Ambientes (pré-escola).

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É muito bom quando nosso trabalho é reconhecido e quando podemos contribuir com o sucesso de outras pessoas.
Estou muito feliz com as fotos enviadas pelas professoras de diferentes escolas que registraram o maravilhoso trabalho que estão desenvolvendo.
Parabéns a todas!!!
Mas não podia deixar de registrar um comentário feito pela professora Jane Fernandes (E. M. Ver. Alcebíades Carvalho das Flores), que muito me emocionou.

"O meu trabalho é reflexo de tudo que venho aprendendo na Formação Continuada com vocês!!!Eu vou feliz e sempre volto com mais inspiração e ideias pra colocar em prática.Amo muito a verdadeira Educação Infantil que vocês nos orientam onde a prática é valorizada e não meras teorias. Jane Fernandes - 20 de março às 15:41)

Beijos a todas as professoras e obrigada por acreditarem em nosso trabalho!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Princípios e Eixos Norteadores da Educação Infantil

          As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:
I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. 
II – Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
III – Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
          As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, como mostra o esquema abaixo:


          As creches e pré-escolas, na elaboração da proposta curricular, de acordo com suas características, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas, devem estabelecer modos de integração dessas experiências.
 (Juliana Araujo)

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