Ambiente Preparado na Educação Infantil

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Este é um espaço de divulgação e reflexão sobre a Implantação e Desenvolvimento da Proposta Pedagógica Ambiente Preparado na Educação Infantil - SEDUC Araruama - RJ. Ambiente Preparado é uma proposta de flexibilização do uso do tempo, espaço e materiais na Educação Infantil, que possui duas linhas de trabalho: Educação Sensorial (creche) e Salas Ambientes (pré-escola).

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É muito bom quando nosso trabalho é reconhecido e quando podemos contribuir com o sucesso de outras pessoas.
Estou muito feliz com as fotos enviadas pelas professoras de diferentes escolas que registraram o maravilhoso trabalho que estão desenvolvendo.
Parabéns a todas!!!
Mas não podia deixar de registrar um comentário feito pela professora Jane Fernandes (E. M. Ver. Alcebíades Carvalho das Flores), que muito me emocionou.

"O meu trabalho é reflexo de tudo que venho aprendendo na Formação Continuada com vocês!!!Eu vou feliz e sempre volto com mais inspiração e ideias pra colocar em prática.Amo muito a verdadeira Educação Infantil que vocês nos orientam onde a prática é valorizada e não meras teorias. Jane Fernandes - 20 de março às 15:41)

Beijos a todas as professoras e obrigada por acreditarem em nosso trabalho!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Educação Sensorial: estimulando o desenvolvimento sensório-motor (crianças de 0 a 3 anos)


          A Educação Sensorial constitui uma proposta de reorganização do espaço escolar, com o objetivo de transformar a prática pedagógica, aproximando-a das orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, em busca da promoção da qualidade de ensino. 
          Segundo Piaget, de 0 a 24 meses, aproximadamente, a criança encontra-se no período sensório-motor. Este período representa a conquista, através da percepção e dos movimentos, de todo universo prático que cerca a criança. 
          Uma das funções da inteligência será, portanto, nesta fase, a diferenciação entre os objetos externos e o próprio corpo.
          É através dos sentidos que a criança entra em contato com o mundo exterior. Com isso, a Educação Sensorial adquire importância ao promover o desenvolvimento perceptivo-sensório-motor. 
         Nesse sentido, os ambientes educativos que atendem as crianças de 0 a 3 anos devem ser organizados de forma a oferecer estímulos sensórios-motores, que permitam a criança explorar o ambiente e desenvolver sua identidade e autonomia.
          Segue abaixo alguns exemplo de materiais confeccionados pelas professoras das creches municipais e expostos na I MIEMAR - I Mostra Interdisciplinar das Escolas Municipais de Araruama em 2014. 


















(Juliana Araujo)

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